sexta-feira




Os Negócios De Bruxelas

Bruxelas é a capital da União Europeia, o epicentro dos grandes negócios e o local onde se debatem 80% das normas que acabam por ser apresentadas aos cidadãos europeus. 
Derivado disso, existe toda uma indústria que opera nas sombras, muitas vezes em segredo e de forma confidencial. São os chamados grupos de pressão. 

As suas sedes encontram-se junto aos principais edifícios da União Europeia e a maioria delas pertencem a grandes corporações multinacionais. 
Calcula-se que existam cerca de 2500 estruturas deste tipo que integram à volta de 15000 pessoas, o que a torna na segunda maior indústria de grupos de pressão do mundo, sendo apenas ultrapassada por Washington D.C. 

Através da investigação de Olivier Hoedeman, activista do Observatório de Corporações na Europa, e das declarações de Pascal Kemeis, membro do Foro Europeu de Serviços, um dos grupos de pressão mais importantes, o Odisseia mergulha nas delicadas relações entre a elite política e as grandes multinacionais, recorda as origens da União Europeia e analisa o modelo actual da Europa.









Nenhum comentário: