segunda-feira






















Os Mouros Fatimidas e as Aparições de Fátima! 

de Moisés Espírito Santo 

O projecto inicial deste livro eram as minorias islâmicas (xiitas ou fatimidas) que o Mediterrâneo e a Península Ibérica conheceram na Idade Média. 
Pelo caminho, o autor apercebeu-se da existência de elementos da gnose xiita dos séculos IX-XII nos relatos das visões da Cova da Iria (1917). 
Uma estranha encruzilhada. Não abandonou esses elementos imprevistos e abriu uma pista nova… para Fátima
Apesar desta ampliação, as investigações são autónomas: os leitores tanto poderão descobrir os berberes que invadiram a Península em 711 e entraram em conflito com o Islão, como redescobrir Fátima… Segundo o modelo de análise transdisciplinar que é o do autor, associa-se neste estudo a História documental, a Etnologia histórica, a Etnolinguística e a Teologia. 
O autor procede, como num laboratório, à decomposição da teologia xiita (ou fatimida) dos séculos IX-XII por um lado, e das visões da Cova da Iria (1917) por outro. 
Descobre-se que há uma identidade comum: a toponímia da freguesia de Fátima e elementos etno-históricos referentes a Ourém e a Tomar demonstram que as aparições de 1917 foram uma repetição, porque houve, no espaço da actual freguesia, outras aparições de Fátima, no tempo dos Mouros que eram fatimidas. 
Deparamo-nos assim com um enigma insolúvel face aos nossos actuais conhecimentos.



Nenhum comentário: