sexta-feira
ACIDENTES RADIOACTIVOS HISTÓRICOS
Em 2011, a descoberta da energia atómica completa cem anos e o Japão vive um novo pesadelo nuclear. O terremoto e o tsunami que arrasaram o país deixam o mundo em alerta para os riscos dessa actividade. O programa resgata imagens de alguns dos acidentes nucleares que marcaram a produção radioactiva no mundo.
O programa mostra a história da descontaminação do Césio 137, em Goiás no ano de 1987, quando um aparelho utilizado para radioterapias foi encontrado por catadores de papel em um hospital abandonado e confundido com sucata.
O equipamento foi desmontado e repassado para terceiros gerando um rastro de contaminação que afetou a saúde de centenas de pessoas, levando até a morte.
Relembre ainda o desastre em Chernobyl, onde um reactor da central nuclear construída pela antiga União Soviética explodiu e libertou uma imensa nuvem radioactiva contaminando o meio ambiente, pessoas e animais.
Este foi o maior acidente nuclear da história e completa 25 anos em abril de 2011.
O professor de engenharia nuclear da Coppe/UFRJ Aquilino Senra afirma que o povo japonês está preparado para eventos anormais por razões óbvias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário