sábado


























Como o sistema HAARP funciona.
A Nature tem um bom artigo sobre o “High Frequency Active Auroral Research Program” (HAARP), um aquecedor ionosférico que ficou totalmente operacional em Julho passado.
O “High Frequency Active Auroral Research Program” (HAARP) foi crescendo pela controvérsia desde o seu nascimento. Originalmente visto como um modo de facilitar comunicações com submarinos nucleares, armados, HAARP demorou quase duas décadas para ser construído e incorreu em gastos na ordem de 250 milhões de dólares de construção e custos operacionais. Ele é composto de 360 transmissores de rádio e 180 antenas, e cobre aproximadamente 14 hectares perto da cidade de Gakona, cerca de 250 quilómetros nordeste de Anchorage, Alaska.
Com cerca de 3.6 megawatts de poder, HAARP é o aquecedor ionosférico mais poderoso no mundo. O centro do seu coração é um radar faseado que emite ondas de rádio que são parcialmente absortas entre os 100 quilómetros e os 350 quilómetros em altitude, acelerando electrões lá e 'aquecendo' a ionosfera. Realmente, o sistema HAARP permite que os cientistas alterem a ionosfera, a camada superior uma das regiões menos entendidas da atmosfera, como um laboratório natural.

Nature

Nenhum comentário: