sexta-feira


1 hr 18 min 52 sec - Mar 3, 2008

Taxi to the Dark Side.
Os documentos do filme, mostram como Rumsfeld, em conjunto com a equipa da Casa Branca, foram capazes de convencer o Congresso ao aprovar o uso da tortura contra presos da guerra. O "Táxi para o Lado Escuro" é a exploração definitiva da introdução da tortura como uma técnica de interrogação com facilidade nos Estados Unidos, e o papel desempenhado por figuras chave da Administração Bush no processo.
Mais de cem presos morreram em circunstâncias suspeitas na custódia dos Estados Unidos durante a chamada " guerra contra o terror". O "Táxi para o Lado Escuro" dá uma olhadela detalhada a um caso conhecido: um motorista de táxi afegão de nome Dilawar, considerado um homem honesto e gentil pelas pessoas da sua aldeia. Assim quando ele foi detido pelos militares dos Estados Unidos numa tarde, depois de ir buscar três passageiros, residentes locais admiraram-se por que razão este homem foi escolhido à toa para ser mantido na prisão sem provas contra ele?
Cinco dias depois da sua detenção Dilawar morreu na prisão de Bagram. A sua morte ocorreu numa semana de outra morte de um outro prisioneiro detido em Bagram. A conclusão da sua autopsia, foi que o antigo motorista de táxi e o outro prisioneiro que faleceu antes dele, faleceram ambos devido a danos infligidos na prisão por soldados dos Estados Unidos.
O documentário apresentado pelo produtor premiado Alex Gibney, desenvolve-se cuidadosamente nas últimas semanas de vida de Dilawar e mostra como as decisões tomadas no topo do poder da Administração de Bush, conduziu directamente à morte brutal de Dilawar.

Taxi to the Dark Side

Nenhum comentário: