segunda-feira


Israel Attack on the USS Liberty. (part 1 of 2)


Israel Attack on the USS Liberty. (part 2 of 2)


A commented version of the BBC whitewash piece on the deliberate attack on the USS Liberty on June 8th, 1967 by an Israeli flying killer squad.

USS Liberty - Um episódio pouco conhecido da Guerra dos Seis Dias!
O bombardeamento do navio-espião americano “USS Liberty” por, aviões israelitas em 8 de Junho de 1967.
Durante o ataque a este navio desarmado, que durou 75 minutos, as comunicações foram abafadas por Israel, mas a notícia acabou por chegar ao porta-aviões "USS Saratoga" que ordenou o lançamento de uma esquadrilha de interceptores.
O Secretário de Estado na época, Robert Mc Namara, teve conhecimento que se aproximava um combate aéreo entre caças da Marinha dos E.U.A. e aviões israelitas, ordenou subitamente o regresso dos caças, sacrificando assim o navio e a sua tripulação, que quase o afundaram com um torpedo além de ter sido metralhado mortalmente!
Oficialmente, Israel afirmou ter confundido o navio, com um navio de bandeira egípcia, mas a bandeira americana esteve sempre visível, algo que não salvou, contudo a vida a 34 marinheiros americanos, nem impediu outros 140 de ficarem feridos, a maioria com gravidade. Depois de recolhidos no mar e enviados para hospitais militares nos EUA, os sobreviventes foram visitados, um por um, por altos oficiais da Marinha que os avisaram de que seriam presos se revelassem algo do sucedido com o USS Liberty.
Publicado recentemente uma biografia de um dos oficiais do comando do USS Liberty, se expôs um dos episódios menos esclarecedores do conflito israelo-árabe.
Israel em 1987 acabou por admitir o erro e pagou 13 milhões de dólares de indemnizações às famílias das vítimas.


USS Liberty Memorial

Nenhum comentário: