terça-feira































http://www.gwu.edu/%7Ensarchiv/news/20010430/doc1.pdf

Prestes a completar mais um ano sobre o 11 de Setembro, um documento que poucos terão conhecimento datado de 1962! Da ficção para a realidade...
"Operation Northwoods", o julgamento fica à vossa consideração!

Em Março de 1962, pouco depois do fiasco da baía dos porcos, o governo americano ainda tentava de alguma forma remover o estado comunista do seu quintal. Líderes militares propuseram então ao secretário de defesa a mirabolante Operação Northwoods. Envolvia a teatralização de uma série de falsos ataques terroristas, alguns dos quais sobre solo americano e envolvendo a morte de civis, que seriam então atribuídos a Fidel Castro. A ideia era conseguir apoio popular para uma invasão a Cuba.

Um dos cenários propostos envolve exactamente o ocorrido em 11 de Setembro de 2001:

“Um avião… seria pintado e numerado como uma duplicação exacta de um avião civil… Numa hora acordada, a aeronave duplicada seria substituída pela aeronave civil verdadeira e seria carregada com passageiros seleccionados, todos sob pseudónimos cuidadosamente preparados. O avião registado como verdadeiro seria convertido num “drone” [teleguiado]. … A aeronave com os passageiros a bordo seria conduzida a uma altitude mínima e iria directamente para um campo auxiliar na base aérea de Eglin, onde preparativos teriam sido feitos para evacuar os passageiros e retornar o avião à sua condição original. A aeronave teleguiada, enquanto isso, continuaria a voar com o plano de voo original. Quando estivesse sobre Cuba o avião teleguiado começaria a transmitir na frequência internacional de perigo “MAY DAY” afirmando estar sob ataque de caças MIG cubanos. A transmissão seria interrompida pela destruição do aparelho que seria detonada por um sinal de rádio”.

A “Operação Northwoods” foi rejeitada em 1962 — Cuba não foi invadida, Castro ainda vive — e os documentos que registaram as geniais ideias foram tornados públicos em 1997, ironicamente como consequência das investigações sobre o assassinato de John F. Kennedy.

Quer algo ainda mais bizarro? Em Março de 2001 os produtores de Arquivo-X veicularam o episódio piloto da série Lone Gunman em que uma facção do governo americano tenta criar um falso ataque terrorista lançando aviões contra as Torres Gémeas.

Nenhum comentário: