sexta-feira





Jiddu Krishnamurti - A Verdadeira Revolução - Para onde estamos indo?

J.Krishnamurti - A Verdadeira Revolução - Para onde estamos indo? - 1º Diálogo.
1º vez em que J.K. permite que os seus diálogos sejam filmados.
Série de 8 diálogos de meia hora.


 -  Jiddu Krishnamurti


quinta-feira




GUIA VICE PARA A COREIA DO NORTE!

Conseguir vistos para entrar na Coreia do Norte foi uma das coisas mais difíceis e mais estranhas com que a equipa da VBS alguma vez se deparou.
Depois de meses de conversa com os representantes do país, finalmente disseram-nos que iam permitir a entrada a 16 jornalistas para documentar o Festival Arirang em Pyongyang.
Passado uns tempos, dez dias antes da data em que éramos suposto partir, disseram-nos: “Já ninguém pode vir.” 
Depois disseram: “Ok, ok, podem vir, mas como turistas.” Não fazíamos ideia do que é que isso significava. Eles já sabiam que éramos jornalistas e, na Coreia, se fores apanhado a fazer cenas de jornalista quando é suposto seres um mero turista, podes muito bem acabar na cadeia.
Nós cá não gostamos de cadeia. E quase que podíamos jurar que íamos odiar as cadeias da Coreia do Norte. Mas arriscámos à mesma.
A primeira parte da viagem implicou um voo até ao norte da China. No aeroporto, o consulado norte-coreano confiscou os nossos passaportes e todo o nosso dinheiro e depois levaram-nos a um restaurante.
Enquanto lá estávamos com o nosso grupo de viagem, todos os outros clientes do restaurante começaram a sair, até que entrou um grupo de raparigas que começou a cantar canções nacionalistas norte-coreanas.
Ficámos do estilo: “Ouçam, acabámos de fazer uma viagem de 20 horas. Estamos cheios de jet-lag. Será que podemos ir para cama?”, mas um jornalista do LA Times que também fazia parte do nosso grupo disse-nos: “Todas as pessoas que aqui estão para além de nós fazem parte da polícia secreta. Se não se mostrarem entusiasmados, não vão conseguir os vossos vistos.”
Por isso, embebedámo-nos, saltámos para o palco e começámos a cantar canções com as miúdas.
No dia seguinte, conseguimos os nossos vistos. Muitas das pessoas que nos acompanhavam não conseguiram os delas. Esta foi a primeira pista da viagem marada em que estávamos prestes a embarcar.

POR SHANE SMITH
(Fundador da VBS)



terça-feira



Supostamente, os governos foram inventados para tornar a vida humana mais fácil e segura, mas os governos acabam sempre por escravizar a humanidade.
Aquilo que nós criamos para nos "servir" acaba por dominar-nos.
O problema com a tese de "Estado como servidor" é que é completamente falsa, tanto empírica como logicamente.
A ideia de que os estados foram criados voluntariamente por cidadãos para melhorar a sua própria segurança é absolutamente falsa.
Quando olhas para um mapa do mundo, não estás a olhar para países, mas para viveiros.







Um radical americano - As provações de Norman Finkelstein.


(Legendas em português)


A luta do professor e activista pelos direitos humanos Norman Finkelstein contra a exploração da memória do sofrimento das vítimas do holocausto em benefício de grupos mafiosos; assim como seu empenho na defesa dos direitos humanos do povo palestino que vem sendo dominado e massacrado pela ocupação militar do estado de Israel.

quinta-feira





Ocupação 101, A Voz da Maioria Silenciada (2006) - Occupation 101.


(LEGENDADO em Português)




"Há muitos anos que quase diariamente aparecem notícias nos telejornais sobre o conflito israelo-palestiniano.
Quem não conhece as causas actuais e históricas deste conflito pode ver neste documentário "Occupation 101" uma compreensiva análise dos factos, dos mitos e equívocos.
O filme mostra como é o dia-a-dia naqueles territórios e os principais obstáculos que se interpõem no caminho de uma paz duradoura e viável.
As raízes do conflito são explicadas através das experiências no terreno dos principais estudiosos do Médio Oriente, activistas da paz, jornalistas, líderes religiosos e trabalhadores humanitários, cujas vozes foram demasiadas vezes reprimidas em jornais americanos.
O filme cobre uma larga variedade de tópicos - que incluem - a primeira onda da imigração judaica da Europa nos anos 1880, a tensão de 1920, a guerra de 1948, a guerra de 1967, a primeiro Intifada de 1987, o Processo de Paz de Oslo, a expansão do Acordo, o papel do Governo dos Estados Unidos, a segundo Intifada de 2000, a barreira de separação e a retirada israelita da faixa de Gaza, bem como muitos testemunhos de vítimas deste drama."

segunda-feira



Al Nakba Movie - Portuguese Subtitle (1\2)



Al-Nakba Movie - Spanish Subtitles (1/2)


"Al-Nakba, documentário (200 minutos); produzido por Al Jazeera Talk foi o primeiro transmitido em árabe sobre o 60º. aniversário da Catástrofe Palestiniana.
Sendo depois traduzido para o Inglês em 2009, em seguida para outros quatro idiomas diferentes: francês, alemão, espanhol e italiano.
Al Nakba ganhou o prémio para o melhor documentário longo sobre a Palestina em Al Jazeera Fifth International Film Festival (Doha / Qatar) e o prémio do público no Festival de Cinema de Amal Nona Euro-Árabe (Santiago / Espanha).
Ele participou em outros festivais de cinema no Brasil, Argentina, Itália, Jordânia, Egipto e Palestina."

quinta-feira




Checkpoint - (Posto de Controlo) de Yoav Shamir.


VERGONHA!!!


Documentário do israelita Yoav Shamir que expõe a arbitrariedade e a barbaridade a que os palestinos estão submetidos por parte das forças militares de ocupação israelitas.
O sistema de postos de controlo (checkpoints) instalado em todo o território ilegalmente ocupado pelas forças militares de Israel visa tornar insustentável a vida do povo palestino, o qual é humilhado e impedido de se movimentar dentro de seu próprio país.

domingo





O Chamado - The Calling; por Maxwell Igan.

(Legendado em português)