Terça-feira negra para a O.N.U.! Quem matou Sérgio Vieira de Mello e a sua equipa?
(52min 22s)
Sérgio VIEIRA de MELLO era um diplomata internacional que serviu a O.N.U numerosos anos. Nascido no Brasil, a sua carreira despontou em missões no Líbano, em Timor, antes de ser nomeado Alto-comissário dos direitos do homem em Genebra.
Após a invasão do Iraque pelos americanos, é designado por Koffi ANNAN como representante da O.N.U no Iraque enquanto a organização internacional declarou esta invasão ilegal, rectificando a ocupação americana sobre o país.
Sérgio VIEIRA de MELLO vai por conseguinte reencontrar-se numa posição incómoda, fazendo malabarismo entre o seu mandato de representante da O.N.U num país sob a cúpula dos americanos. Em Bagdad, a tensão sobe, nomeadamente na sede da O.N.U, mal protegida. Sérgio VIEIRA de MELLO luta para restabelecer a paz no país e instaurar um governo transitório iraquiano.
Mas os desacordos são frequentes com Paul Bremer, administrador civil do Iraque, nomeadamente sobre a maneira como o ocupante americano considera a população iraquiana. É durante esta missão difícil de assistência à população iraquiana que é morto num atentado-suicida. Um camião apreendido, bate no Q.G. da O.N.U a 19 de Agosto de 2003.
O atentado será reivindicado um ano mais tarde por Al-Zarqaoui, chefe da Al-Qaida no Iraque, mas o inquérito não tem permitido desde então determinar os culpados.
Imagens de arquivo e testemunhos esclarecem este assunto.
São entrevistados: Carolina LARRIERA, companheira de Sérgio VIEIRA de MELLO e funcionária da ONU.
Ghassan SALAME, conselheiro político de Sérgio VIEIRA de MELLO.
Gabriel PICHON guarda-costas de Sérgio VIEIRA de MELLO.
John SAWERS, representante britânico no Iraque em 2003.
Timor GOKSEL, antigo porta-voz da FINUL no Líbano.
Bernard KOUCHNER, ex-Alto Comissário para o Kosovo.
Gilda Sérgio VIEIRA de MELLO, mãe de Sérgio VIEIRA de MELLO.
Laura DOLCI KANAAN, esposa de Jean Sélim KANAAN e funcionária da ONU.
Stefano DAMBRUOSO, juiz anti-terrorista.
Guido OLYMPIO, jornalista especializado em terrorismo no “Corriere della Sera”.
Stuart GROVES, alto responsável da segurança na O.N.U.